Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

Como retirar manchas de Pinhão e Quentão.

Festas juninas deixam com água na boca quem adora quitutes típicos da época, como pinhão e quentão. Mas quando, por um descuido, um deles cai no colo e mancha a roupa que adoramos, bate aquele desespero: será que é possível resolver o problema e recuperar a peça?
Agir com rapidez é fundamental para o sucesso da limpeza. Com as dicas desse post você tem grandes chances de eliminar a mancha e ter a sua roupa de volta. Confira:
Manchei minha roupa de pinhão e quentão. E agora?
Se você derramar quentão em sua camisa ou calça, comece retirando imediatamente o excesso da bebida com um guardanapo. Isso vale também para o pinhão, se ele foi recém-tirado da panela e pingou em sua roupa.
Depois de absorver o excesso, passe uma pedra de gelo na mancha para que o líquido não penetre muito no tecido. Quando retornar para casa, lave normalmente sua peça de roupa.
Outra dica para manchas de vinho tinto é utilizar leite quente. Como vinho é um dos principais ingredientes do quentão, essa técnica também pode ajudar a tirar a mancha deixada pela festa junina. Derrame leite quente sobre a mancha. Depois enxágue bem com água e lave a peça.
A mancha secou. O que devo fazer?
Se na hora da lavagem, a mancha já estiver completamente seca e tiver passado muito tempo do ocorrido, ou se as duas técnicas acima, usando gelo e leite, não forem suficientes para limpar completamente a sujeira, faça uma terceira tentativa.
Aplique sabão líquido concentrado sobre a mancha, deixando de 3 a 4 minutos. Esfregue e em seguida tire todo o produto com água. Se ainda não funcionar, prepare uma mistura com meia tampa de alvejante em pó e 100 ml de água quente, obtendo uma pasta. Aplique a pasta na mancha, deixe agir por 10 minutos, e depois lave a peça.
Se essas duas últimas técnicas citadas não funcionarem, provavelmente as substâncias que mancharam sua roupa já estavam muito incrustadas e, dificilmente, depois de todos esses procedimentos, você conseguirá recuperar sua peça.
Cuidados ao tentar tirar manchas de roupas.
Dois cuidados são muito importantes na hora de lavar suas roupas manchadas de pinhão e quentão, ou qualquer outra substância, para que a tentativa de limpeza não acabe estragando suas peças.
O primeiro deles é: para qualquer produto que você utilizar, antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível da peça. Aplique e observe se o tecido não reage. Isso evita que você aumente ou piore a mancha, ou que desbote a roupa.
A segunda dica é sempre remover completamente o produto utilizado. Durante a lavagem, enxágue de forma que não reste nenhum resíduo. Isso porque, os produtos de limpeza em peças de roupas secas também podem gerar manchas.
Gostou das dicas? Se for a uma festa junina, lembre-se que a melhor dica é prevenir para não ter que remediar. Se você conhece outras receitas para tirar manchas de pinhão e quentão, compartilhe conosco nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua duvida,comentários e sugestões, Pois ajuda muito nosso blog